quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cinco motivos para adotar um animal


Texto Carol Scolforo -  Revista Casa e Jardim 
Foto: Shutterstock
1. Não apenas cães e gatos provocam sensações positivas. Observar um peixe em um aquário pode ter efeitos semelhantes aos da hipnose, reduzindo a ansiedade em pacientes à espera de uma cirurgia, por exemplo. E melhor: aquários são obras vivas de decoração.

2. Tanto para adultos quanto para crianças, interagir com animais diminui a pressão arterial. “Essa relação acalma e também mobiliza a sair da inércia”, diz a psicóloga Denise Gimenez Ramos. Um estudo publicado no British Journal da Royal Society of Medicine sustenta que quem tem um bicho em casa reclama menos de pequenos problemas de saúde, por isso, é mais feliz.

3. Animais em geral também são bons aliados de adultos e crianças mais inibidos. “Para idosos, podem até ajudá-los a sair da depressão”, afirma Denise Gimenez Ramos. Com o peso desse argumento, recentemente, nos Estados Unidos, cães passaram a ser adotados em visitas hospitalares, com resultados visíveis na recuperação de pacientes.

4. Para a ciência, animais se integram tão facilmente em nossa vida porque possuem estruturas anatômicas idênticas às nossas. “Eles têm sensações, são inteligentes, têm memória e uma profunda sensibilidade de convívio com outras espécies e como ser humano”, analisa a médica veterinária Irvênia Prada.

5. Uma tese um pouco mais audaciosa sustenta até uma certa telepatia entre homens e animais. “O biólogo inglês Rupert Sheldrake, autor de Cães sabem quando seus donos estão chegando, diz que os cachorros se comunicam telepaticamente com os cuidadores humanos”, cita Irvênia Prada. Basta olhar fundo nos olhos deles para sentir essa interação mágica. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Plantas venenosas para os animais


Quais plantas são venenosas para animais?
Evelyn MüllerEntre as mais comuns em jardins estão comigo-ninguém-podecostela-de-adãoespirradeiraazaleia,filodendrobico-de-papagaiotrombeta-cheirosaíris, tulipa e narciso. 'As plantas tóxicas causam vômito, diarreia, convulsões e salivação. O mais recomendado, nesses casos, é levar a um especialista', diz a veterinária Adalgisa Mara de Souza. (Fonte: Revista Casa e Jardim).

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Café em companhia felina

Se você adoraria ter um gatinho em casa, mas não pode realizar sua vontade por motivos de “força maior” (alguém na família é alérgico, sua mãe não suporta os pelos pela casa ou o sofá destruído, passa muito tempo viajando e não teria ninguém para tomar conta do bichinho, etc, etc), vai vibrar com essa ideia, que virou moda no Japão. Lá, existem lugares, como o Cat Cafe Nekorobi. É um café, só que cheio de peludinhos para fazer companhia aos clientes.
Há quem não goste de misturar animais e comida, mas pessoas malucas por bichos (como nós) não costumam ligar tanto para isso. E, pelo visto, não estamos sozinhos nessa. A ideia é um sucesso na Ásia. Para tomar seu cafézinho e aproveitar o carinho desses fofos, os clientes pagam um valor pelo tempo de estadia. A primeira hora sai por 1000 ienes (o equivalente a R$ 22,50) nos dias de semana. Aos sábados e domingos, o valor aumenta para 1200 ienes/hora (cerca de R$ 27).
No site, há algumas regrinhas básicas para quem quiser frequentar o espaço. São estas:
- Por favor, lave as mãos com sabão e desinfete-as com álcool antes de entrar.
- Você pode usar cadeados para guardar seus pertences e sapatos.
- Sinta-se à vontade para usar brinquedos de gatos, computadores, iPad, Wii, livros, carregar seu celular, etc.
- Você pode tirar fotos sem flash.
- Por favor, trate nossos gatos com gentileza (Não force para segurá-los, deixe-os acordar sozinhos quando estiverem dormindo…)
- Se algum gatinho te machucar, oferecemos os primeiros socorros. No entanto, não devolveremos seu dinheiro nem arcaremos com despesas médicas.
- Por favor siga nossas instruções e avisos sobre como tratar os gatos.
Você acha que essa moda pegaria no Brasil?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ex-BBB Thati Bione participa de campanha para adoção de animais


Ela esteve em Copacabana, na Zona Sul do Rio, neste sábado, 11.

Fonte : Site EGO
A ex-BBB Thati Bione e a atriz Evelyn Montesano participaram da campanha "Adote não Compre", da instituição SOS.Vida.Animal, em uma praça em Copacabana, Zona Sul do Rio. A feira de adoção acontece todo segundo sábado do mês.
Thati Bione (Foto: Divulgação)A atriz Evelyn Montesano e a ex-BBB Thati Bione fazem campanha para adoção de animais (Foto: Divulgação)

Amizade entre espécies


Macaco com pombo, elefante com ovelha, gato com cavalo: livro mostra fotos de amigos improváveis do reino animal

Por Casa e Jardim Online
Divulgação
Ao contrário do que pregam as lendas, a convivência entre cães e gatos pode, sim, ser muito pacífica. Mas a boa relação entre espécies diferentes não acontece apenas entre estes animais domésticos. É o que comprova a jornalista Jennifer Holland, da National Geographic, em seu livro Unlikely friendship. Lançado pela editora Workman Publishing, a obra traz fotos e histórias emocionantes sobre amizades inusitadas como a de um pombo com um macaquinhoou a de um elefante com uma ovelha. Alguns dos casos desafiam até mesmo a cadeia alimentar: umhamster, que normalmente se tornaria alimento para uma cobra, criou um laço afetivo com sua predadora, por exemplo.

“Fenômenos como estes acontecem mais frequentemente com animais criados em cativeiro, em parte porque nós temos mais chances de dar o flagra”, explica a autora, que complementa: “De acordo com a bióloga e especialista em primatas Barbara King, no cativeiro os animais estão mais relaxados e não precisam brigar por suas necessidades básicas – o que permite que a energia emocional deles flua para outros lugares”. Além do livro, a editora lançou um calendário com alguns dos melhores cliques do livro. Quem quiser ver mais fotos também pode acessar o Tumblr, que também se chama Unlikely friendship. Selecionamos algumas imagens inspiradoras. Confira:
Divulgação
O macaquinho e o pombo fizeram tanto sucesso que ilustram a capa do livro
Divulgação
A ovelha e o elefante: quer dupla mais inusitada?
Divulgação
O cachorro virou amigo do macaco e o urso, do gatinho
Divulgação
O gatinho se dá bem com a cracatua