O trabalho na ONG iniciou no bairro Vila Real em Balneário Camboriú. Um grupo de apaixonados por animais decidiu se reunir e mudar a vida de muitos bichinhos. No início não foi fácil, o dinheiro sempre foi curto, afinal toda a comida e as despesas com a casa eram custeadas pelos próprios voluntários. Com o tempo a imagem da Defesa Animal foi se solidificando e alguns empresários e a comunidade se deram conta da importância do trabalho realizado e começaram a ajudar.
Em 2009 veio uma má notícia. A Defesa Animal precisou mudar de sede por uma ação judicial de desapropriação de boa parte da quadra onde estavam localizados. O novo local foi no município de Camboriú em uma casa alugada no centro. Poucos meses depois foi preciso uma nova mudança, dessa vez para a sede atual. Uma parceira permite que todos os animais que passam pela ONG sejam castrados o que facilita o controle populacional de animais de rua na cidade.
A Defesa Animal deu mais um passo na sua história oficializando a denominação de Organização não Governamental sem fins lucrativos, passando a se chamar ONG Defesa Animal.
Através do prefeito Rubens Spernau a Defesa Animal passou a ser considerada uma organização de UTILIDADE PÚBLICA.
Porém no ano de 2015 deixamos de receber recursos do convênio com a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú. Atualmente contamos com a renda oriunda de doações de voluntários e simpatizantes e também de pequenos eventos realizados, valores que são utilizados integralmente para compra de ração e pagamento de despesas veterinárias.
A ONG Defesa Animal já conseguiu um lar para mais 630 gatos e cachorros.